A contribuição da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores no contexto dos projetos de trabalho

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19024

  • Título: A contribuição da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores no contexto dos projetos de trabalho
  • Autor(es): Alan Silva Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/08/2007
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/7/32/a-contribuiccedilatildeo-da-roboacutetica-para-o-desenvolvimento-das-competecircncias-cognitivas-superiores-no-contexto-dos-projetos-de-trabalho
  • Código do Recurso: 19024
  • Descrição: Vivemos numa sociedade em que todos são atingidos, direta ou indiretamente, pelas tecnologias, seja no banco, em casa, no trabalho ou mesmo nos modos mais simples de vivência. Essa característica da tecnologia influencia a forma de vida das pessoas, ao passo que exige novas competências cognitivas. Nesse contexto, emergem os objetivos deste estudo: a) apresentar o contexto nacional e internacional que explica o surgimento da robótica; b) identificar as concepções sobre robótica presentes no campo da educação; c) analisar as propostas dos PCN sobre a área de ciência e tecnologia; d) caracterizar desenvolvimento a partir das contribuições de Piaget, Vigotsky e Papert; e) identificar as novas propostas metodológicas apresentadas na literatura como as mais adequadas para o ensino na atualidade: projetos de trabalho; f) relacionar pedagogia de projetos ao ensino de robótica; g) refletir sobre as contribuições da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores, no contexto dos projetos de trabalho.
© Canal CECIERJ 2024