Uma abordagem pragmática da avaliação formativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19043

  • Título: Uma abordagem pragmática da avaliação formativa
  • Autor(es): Philippe Perrenoud
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/09/2007
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/7/35/uma-abordagem-pragmaacutetica-da-avaliaccedilatildeo-formativa
  • Código do Recurso: 19043
  • Descrição: A ideia de avaliação formativa presta-se a debates especializados sobre questões muito agudas. É necessário, periodicamente, encontrar uma visão de conjunto e indagar: os professores e pesquisadores se fazem as perguntas certas? Quais são, hoje, os conhecimentos e as incertezas? Os impasses e as pistas fecundas? Entre a abstração um tanto vazia e a tecnicidade limitada, entre a autonomia e a fusão com a didática, a avaliação formativa ainda procura seu caminho. Ninguém pode pretender deter verdades definitivas sobre a concepção dos objetivos, a natureza da instrumentação ou as relações entre avaliação formativa e pedagogia. Diversas concepções também se confrontam quanto à maneira de integrar a avaliação à prática, às estratégias de mudança ou de formação dos professores.
© Canal CECIERJ 2024