A origem do conhecimento em Locke

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19170

  • Título: A origem do conhecimento em Locke
  • Autor(es): Mariana Cruz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/03/2008
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/8/11/a-origem-do-conhecimento-em-locke
  • Código do Recurso: 19170
  • Descrição: A obra do empirista John Locke representa uma reação ao racionalismo do filósofo francês René Descartes. Por considerar o entendimento a faculdade mais nobre da alma, o filósofo inglês fez uma investigação acerca dos objetos que podemos conhecer. Dessa forma, ele pretendia mostrar as condições que temos de apresentar para conhecer, isto é, descobrir com que nossas faculdades mentais conseguem lidar e com que não conseguem. Tentar ir além do que nosso entendimento é capaz de apreender ou adentrar as veredas que extrapolam a compreensão humana é cair na especulação. Segundo Locke, o entendimento pode ter um papel tanto passivo como ativo. Quando recebe pelos sentidos o que vem de fora, ele é passivo; é ativo quando combina ideias simples e a partir delas consegue formar ideias complexas.
© Canal CECIERJ 2024