A musicalidade na obra de João Guimarães Rosa

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  • Título: A musicalidade na obra de João Guimarães Rosa
  • Autor(es): André Vinícius Pessôa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/05/2008
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/8/18/a-musicalidade-na-obra-de-joatildeo-guimaratildees-rosa
  • Código do Recurso: 19206
  • Descrição: “Sou precisamente um escritor que cultiva a ideia antiga, porém sempre moderna, de que o som e o sentido de uma palavra pertencem um ao outro. Vão juntos. A música da língua deve expressar o que a lógica da língua obriga a crer”, afirmou João Guimarães Rosa, dialogando com o crítico alemão gunter Lorenz (Rosa, apud Lorenz, 1983, p. 88). As confissões de Rosa a Lorenz evidenciam como o escritor pensava (e sentia) a tensão dinâmica que rege a musicalidade das palavras. O que quer dizer essa musicalidade? Todos os seus significados apresentados pelo Dicionário Houaiss – “caráter, qualidade ou estado do que é musical”; “talento ou sensibilidade para criar ou executar música”; “sensibilidade para apreciar música; conhecimento musical”; “expressão do talento musical de alguém”; e “cadência harmoniosa; ritmo” (Houaiss, 2001) – se mostram oportunos para motivar uma leitura original da obra de Guimarães Rosa.
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