- Título: Contos de fadas modernos: ensinando modos de ser homem e mulher
- Autor(es): Fernanda Fornari Vidal & Janaína Souza Neuls
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 09/09/2008
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/8/34/contos-de-fadas-modernos-ensinando-modos-de-ser-homem-e-mulher
- Código do Recurso: 19285
- Descrição: As escolas, criadas como locais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tidas como “centros do saber”, fizeram e ainda fazem uso da literatura infantil e infanto-juvenil como artefato pedagógico para ensinar, para incutir normas e valores socioculturais dominantes. Professores e professoras das escolas usam a literatura – junto com outros artefatos culturais – não só para desenvolver o gosto pela leitura, mas também para trabalhar temas, discutir conceitos e assuntos conflituosos e polêmicos: questões como ser gordo, os apelidos, raça/etnia, consumismo, infância e trabalho, medos etc. Desse modo, ocorre uma psicologização e pedagogização da literatura infantil e infanto-juvenil.
© Canal CECIERJ 2024