Contos de fadas modernos: ensinando modos de ser homem e mulher

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19285

  • Título: Contos de fadas modernos: ensinando modos de ser homem e mulher
  • Autor(es): Fernanda Fornari Vidal & Janaína Souza Neuls
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/09/2008
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/8/34/contos-de-fadas-modernos-ensinando-modos-de-ser-homem-e-mulher
  • Código do Recurso: 19285
  • Descrição: As escolas, criadas como locais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tidas como “centros do saber”, fizeram e ainda fazem uso da literatura infantil e infanto-juvenil como artefato pedagógico para ensinar, para incutir normas e valores socioculturais dominantes. Professores e professoras das escolas usam a literatura – junto com outros artefatos culturais – não só para desenvolver o gosto pela leitura, mas também para trabalhar temas, discutir conceitos e assuntos conflituosos e polêmicos: questões como ser gordo, os apelidos, raça/etnia, consumismo, infância e trabalho, medos etc. Desse modo, ocorre uma psicologização e pedagogização da literatura infantil e infanto-juvenil.
© Canal CECIERJ 2024