Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19309
| dc.type | Text |
| dc.title | Acordo ortográfico da Língua Portuguesa visa unificação das grafias, não exatamente sua simplificação |
| dc.description | Para alcançar a unificação da grafia empregada em todos os países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, o acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada em Portugal quanto algumas do Brasil. Os outros países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) já adotavam quase completamente a grafia lusitana, ainda que estivessem sendo influenciados pela forma brasileira, em função do acesso que passaram a ter à nossa literatura. Um fato importante de ser registrado é que essa mudança de que tanto se está falando se refere apenas à forma de escrever, não à pronúncia que utilizamos. Não precisaremos falar pinguim ou cinquenta (sem pronunciar o u) ou até toneis (com o e fechado, como teia) porque mudou a escrita. A forma de pronunciarmos as palavras permanece. |
| dc.creator | Alexandre Alves |
| dc.created | 2008-10-07 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19309/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/8/38/acordo-ortograacutefico-da-liacutengua-portuguesa-visa-unificaccedilatildeo-das-grafias-natildeo-exatamente-sua-simplificaccedilatildeo |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
| dc.subject | Aní |
| dc.subject | sio Teixeira |
| dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
| dc.subject | Artes |
| dc.subject | Aulas |
| dc.subject | Ausubel |
| dc.subject | Biblioteca |
| dc.subject | Biologia |
| dc.subject | Capacitaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cecierj |
| dc.subject | Cederj |
| dc.subject | Celestin Freinet |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Comunicaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Comunidades Virtuais |
| dc.subject | Conhecimento |
| dc.subject | Construcionismo |
| dc.subject | Construtivismo |
| dc.subject | Crí |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Cultura |
| dc.subject | Curso de Atualizaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cursos |
| dc.subject | Cursos a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Darcy Ribeiro |
| dc.subject | EAD |
| dc.subject | Edgard Morim |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Ativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Interativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Pú |
| dc.subject | blica |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Virtual |
| dc.subject | Educador |
| dc.subject | Ensino |
| dc.subject | Ensino a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Ensino Virtual |
| dc.subject | Ensino/aprendizagem |
| dc.subject | Escola |
| dc.subject | Extensã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Filosofia |
| dc.subject | Fí |
| dc.subject | sica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o pedagó |
| dc.subject | gica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Permanente de Professores |
| dc.subject | Fundaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Centro de Ciê |
| dc.subject | ncias e Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Superior a Distâ |
| dc.subject | ncia do Estado do Rio de Janeiro |
| dc.subject | Geografia |
| dc.subject | Graduaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Histó |
| dc.subject | ria |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica para Educadores |
| dc.subject | Interacionismo |
| dc.subject | Lev Vigotski |
| dc.subject | Lev Vygotsky |
| dc.subject | Lí |
| dc.subject | ngua Portuguesa |
| dc.subject | Literatura |
| dc.subject | Maria Montessori |
| dc.subject | Matemá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Minicursos |
| dc.subject | Oficinas |
| dc.subject | Parâ |
| dc.subject | metros Curriculares Nacionais |
| dc.subject | Paulo Freire |
| dc.subject | PCNs |
| dc.subject | Pedagogia |
| dc.subject | Pensamento |
| dc.subject | Phillipe Perrenoud |
| dc.subject | Piaget |
| dc.subject | Pierre Levy |
| dc.subject | Plano Nacional de Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | PNE |
| dc.subject | Professor |
| dc.subject | Quí |
| dc.subject | mica |
| dc.subject | Reciclagem de Professores |
| dc.subject | Reflexã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Rio de Janeiro |
| dc.subject | Seymour Papert |
| dc.subject | UENF |
| dc.subject | UERJ |
| dc.subject | UFF |
| dc.subject | UFRJ |
| dc.subject | UFRRJ |
| dc.subject | UNIRIO |
| dc.subject | Universidade |
| dc.subject | Universidade Virtual |