Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19372
dc.type | Text |
dc.title | A percepção da sociedade e conhecimento da legislação ambiental |
dc.description | O Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental (NEPA), coordenado pelo prof. Roosevelt, em parceria com o curso de Direito – do qual os demais autores fazem parte –, estruturou e aplicou uma pesquisa de percepção ambiental a 1.028 cidadãos da Grande Vitória e alguns municípios do interior do Estado do Espírito Santo. A equipe de pesquisadores para aplicação dos questionários era formada por alunos do curso de Direito, numa ação inédita no estado. Neste trabalho são apresentados os resultados da pesquisa realizada; a partir deles, é possível identificar e quantificar indicadores do nível de conhecimento ambiental da sociedade, formando um importante banco de dados pelo qual poderão ser definidas intervenções preventivas e corretivas a serem realizadas por programas de Educação Ambiental. Tal banco de dados, que os autores pretendem ampliar com informações de outros estados, propicia a discussão de não-conformidades do conhecimento ambiental da sociedade, aspecto diretamente ligado ao perfil de cidadania ambiental. O NEPA, ligado à Faculdade Brasileira – Univix, de Vitória, foi criado em 2003 e vem se dedicando à análise da percepção ambiental em segmentos formadores de opinião, recebendo o apoio de empresas instaladas no estado; essas empresas oferecem bolsas de iniciação científica para alunos ligados ao Núcleo e cobertura de despesas de participação de estudantes e professores em eventos técnicos e científicos. |
dc.creator | Roosevelt da Silva Fernandes Debora Guerra Maia Coelho Dias Gina Strauch Serafim Alessandra Albuquerque |
dc.created | 2009-01-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19372/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/2/a-percepcao-da-sociedade-e-conhecimento-da-legislacao-ambiental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
dc.subject | Aní |
dc.subject | sio Teixeira |
dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
dc.subject | Artes |
dc.subject | Aulas |
dc.subject | Ausubel |
dc.subject | Biblioteca |
dc.subject | Biologia |
dc.subject | Capacitaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | Cecierj |
dc.subject | Cederj |
dc.subject | Celestin Freinet |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Comunicaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Comunidades Virtuais |
dc.subject | Conhecimento |
dc.subject | Construcionismo |
dc.subject | Construtivismo |
dc.subject | Crí |
dc.subject | tica |
dc.subject | Cultura |
dc.subject | Curso de Atualizaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | Cursos |
dc.subject | Cursos a Distâ |
dc.subject | ncia |
dc.subject | Darcy Ribeiro |
dc.subject | EAD |
dc.subject | Edgard Morim |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Ativa |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Interativa |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Pú |
dc.subject | blica |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Virtual |
dc.subject | Educador |
dc.subject | Ensino |
dc.subject | Ensino a Distâ |
dc.subject | ncia |
dc.subject | Ensino Virtual |
dc.subject | Ensino/aprendizagem |
dc.subject | Escola |
dc.subject | Extensã |
dc.subject | o |
dc.subject | Filosofia |
dc.subject | Fí |
dc.subject | sica |
dc.subject | Formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o pedagó |
dc.subject | gica |
dc.subject | Formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Permanente de Professores |
dc.subject | Fundaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Centro de Ciê |
dc.subject | ncias e Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Superior a Distâ |
dc.subject | ncia do Estado do Rio de Janeiro |
dc.subject | Geografia |
dc.subject | Graduaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Histó |
dc.subject | ria |
dc.subject | Informá |
dc.subject | tica |
dc.subject | Informá |
dc.subject | tica para Educadores |
dc.subject | Interacionismo |
dc.subject | Lev Vigotski |
dc.subject | Lev Vygotsky |
dc.subject | Lí |
dc.subject | ngua Portuguesa |
dc.subject | Literatura |
dc.subject | Maria Montessori |
dc.subject | Matemá |
dc.subject | tica |
dc.subject | Minicursos |
dc.subject | Oficinas |
dc.subject | Parâ |
dc.subject | metros Curriculares Nacionais |
dc.subject | Paulo Freire |
dc.subject | PCNs |
dc.subject | Pedagogia |
dc.subject | Pensamento |
dc.subject | Phillipe Perrenoud |
dc.subject | Piaget |
dc.subject | Pierre Levy |
dc.subject | Plano Nacional de Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | PNE |
dc.subject | Professor |
dc.subject | Quí |
dc.subject | mica |
dc.subject | Reciclagem de Professores |
dc.subject | Reflexã |
dc.subject | o |
dc.subject | Rio de Janeiro |
dc.subject | Seymour Papert |
dc.subject | UENF |
dc.subject | UERJ |
dc.subject | UFF |
dc.subject | UFRJ |
dc.subject | UFRRJ |
dc.subject | UNIRIO |
dc.subject | Universidade |
dc.subject | Universidade Virtual |