- Título: Linguagem é construção
- Autor(es): Raquel Menezes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 31/03/2009
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/11/linguagem-eacute-construccedilatildeo
- Código do Recurso: 19415
- Descrição: Ser professor. Mais que uma profissão, trata-se de um modo de estar no mundo. Como o próprio verbo do enunciado já nos diz, é ser. Ser. Entre as tantas coisas que se é, é-se um rio que conduz os alunos pelo caminho do conhecimento, tanto pelo científico como pelo senso comum. O conhecimento científico, existente desde a Grécia Antiga, tem seu ápice a partir da revolução galileana . O senso comum ou conhecimento espontâneo, por outro lado mas não necessariamente em oposição, é resultado das experiências cotidianas feitas pelos homens como enfrentamento dos problemas diários. Por mais que possa parecer, o processo de conhecimento espontâneo não é solitário, já que constatações são trocadas entre os contemporâneos; mais ainda, são passadas de geração para geração, sendo assimiladas ao longo do tempo.
© Canal CECIERJ 2024