A interpretação de textos na Educação de Jovens e Adultos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19471

  • Título: A interpretação de textos na Educação de Jovens e Adultos
  • Autor(es): Juliana Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/06/2009
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/22/a-interpretaccedilatildeo-de-textos-na-educaccedilatildeo-de-jovens-e-adultos
  • Código do Recurso: 19471
  • Descrição: Não é fácil ensinar a interpretar textos. Talvez por tratar-se de uma atividade subjetiva, na qual a “maneira de ver o mundo” de cada um interfere diretamente, torna-se difícil estabelecer parâmetros para avaliar as respostas de cada um. Costumo utilizar uma figura geométrica qualquer para explicar que, dentro daqueles limites, várias interpretações são possíveis, sejam amplas ou pontuais, mais ao centro, à esquerda ou à direita; só não são possíveis as que estejam do lado de fora da figura. Mesmo assim, já tive alunos tão convincentes em suas argumentações para respostas inicialmente consideradas fora dos limites que me fizeram alterar os gabaritos. Trabalhar com textos é ensinar e aprender, ainda mais quando os alunos são jovens e adultos.
© Canal CECIERJ 2024