Arte Clássica e Educação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19532

dc.type Text
dc.title Arte Clássica e Educação
dc.description A importância da arte na formação dos indivíduos parece se apresentar de forma notória, não somente por causa de sua presença nas grades curriculares do ensino regular básico, não só pela abertura e estímulo à imaginação e a potenciais criativos/poéticos que ela pode provocar, nem também só por conta da dificuldade em defini-la – que faz dela uma forma de expressão humana tão peculiar. A arte carrega em sua história uma carga de significado que lhe atribui poderes que remetem a forças presentes no ser humano que são essenciais para constituir sua própria humanidade – o que nos remete à ideia de que nossa humanidade não é algo dado, algo natural, mas algo que precisa ser formado, moldado em conformidade com um ideal de “humanidade”, o que se dá por meio de um processo educativo. Lembrando que, o próprio sentido originário da palavra “alma”, no latim, se refere a um “sopro”, o sopro divino presente em nós, a parte de divindade que reside em nossa natureza terrena, mundana. Não por acaso, na Antiguidade os artistas eram considerados inspirados por entidades divinas, como se fossem possuídos, como se não tivessem, na verdade, plena consciência do que estavam fazendo, da obra que estavam criando. Devido a esse modo de considerá-la, sempre houve aproximação da arte com o próprio espírito religioso; ao pensar nos gregos, por exemplo, em geral as figuras representadas nas esculturas que nos foram legadas eram sempre representações de deuses – obviamente na consideração grega sobre os deuses, os quais tinham forma humana no corpo e na personalidade, só que elevada a níveis muito mais grandiosos, belos e poderosos.
dc.creator Marlon Baptista
dc.created 2009-09-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19532/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/35/arte-claacutessica-e-educaccedilatildeo
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Aní
dc.subject sio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crí
dc.subject tica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualizaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Ativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Interativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Pú
dc.subject blica
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensã
dc.subject o
dc.subject Filosofia
dc.subject
dc.subject sica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject formaç
dc.subject ã
dc.subject o pedagó
dc.subject gica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o Permanente de Professores
dc.subject Fundaç
dc.subject ã
dc.subject o Centro de Ciê
dc.subject ncias e Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Superior a Distâ
dc.subject ncia do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Histó
dc.subject ria
dc.subject Informá
dc.subject tica
dc.subject Informá
dc.subject tica para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject
dc.subject ngua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemá
dc.subject tica
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâ
dc.subject metros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Quí
dc.subject mica
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexã
dc.subject o
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2024