- Título: Ensino cooperativo e inclusivo
- Autor(es): Rejane de Souza Fontes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 20/10/2009
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/39/ensino-cooperativo-e-inclusivo
- Código do Recurso: 19557
- Descrição: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular ainda é um processo recente e cercado de tabus e preconceitos no cotidiano das escolas brasileiras. Ainda há um número relativamente pequeno de pesquisas nessa área e um número ainda menor de experiências bem-sucedidas que mereçam destaque. Mas é possível registrar, através de pesquisa etnográfica, experiências bem-sucedidas originárias de políticas públicas pró-inclusivas no âmbito da educação nacional que merecem ser socializadas, pois é positivo conhecer salas de aula de escolas brasileiras que apresentem uma proposta inclusiva que mostra como a cultura do ensino colaborativo ou bidocência pode ser a chave para o sucesso da inclusão em nosso país.
© Canal CECIERJ 2024