Ensino cooperativo e inclusivo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19557

  • Título: Ensino cooperativo e inclusivo
  • Autor(es): Rejane de Souza Fontes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/10/2009
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/39/ensino-cooperativo-e-inclusivo
  • Código do Recurso: 19557
  • Descrição: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular ainda é um processo recente e cercado de tabus e preconceitos no cotidiano das escolas brasileiras. Ainda há um número relativamente pequeno de pesquisas nessa área e um número ainda menor de experiências bem-sucedidas que mereçam destaque. Mas é possível registrar, através de pesquisa etnográfica, experiências bem-sucedidas originárias de políticas públicas pró-inclusivas no âmbito da educação nacional que merecem ser socializadas, pois é positivo conhecer salas de aula de escolas brasileiras que apresentem uma proposta inclusiva que mostra como a cultura do ensino colaborativo ou bidocência pode ser a chave para o sucesso da inclusão em nosso país.
© Canal CECIERJ 2024