Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19632
dc.type | Text |
dc.title | O bem-estar na civilização |
dc.description | Tenho um amigo que, em 2001, foi passar um tempo na Inglaterra. No começo sofreu um pouco para se acostumar com o jeito very polite dos ingleses e o clima frio de lá. Aqui, ele era adepto do estilo “mais-carioca-impossível”: vivia na praia bronzeando-se, jogava capoeira, morava em Santa Teresa e era frequentador das rodas de partido alto que aconteciam na Lapa, no bar do seu Cláudio, no fim dos anos de 1990 (quando o bairro não tinha estourado por completo e ainda guardava um ar underground). Depois de dois ou três meses em solo britânico, porém, acabou por enturmar-se com uns músicos locais. Aprendeu a ser mais disciplinado e pontual nos ensaios e, em troca, ensinou a cadência e o molejo de uma boa batucada brasileira. Foi assim que promoveu, junto com seus novos amigos, um minidesfile de carnaval pelas ruas de Londres. Sentindo-se mais próximo do que nunca da Cidade Maravilhosa, lá pelo meio do trajeto, escolheu um cantinho para se aliviar do excesso de álcool. Um policial o viu e, antes que desse tempo de esvaziar sua bexiga, foi severamente repreendido pela autoridade, que por sorte não o multou nem o prendeu. Por sorte mesmo. De volta ao Brasil, entre as diversas aventuras na terra dos Beatles, contou-me essa façanha. Rimos diante da disparidade. E o tempo passou. Hoje, nove anos depois, vimos neste carnaval dezenas de foliões serem presos pelo que foi motivo de riso tempos atrás. Os infratores defenderam-se falando do número reduzido de banheiros químicos, o que eu, participante ativa dos blocos de rua do carnaval carioca, pude constatar e vivenciar na pele devido à longa espera provocada pelas mais de dez mulheres à minha frente diante de um banheiro químico. Apesar disso, não há como negar que este ano o odor pós-bloco nas ruas foi bem menos desagradável (não chega a ser agradável) do que o dos anos anteriores. Parece que a cidade do Rio de Janeiro, chamada, em uma música, de “cidade da beleza e do caos”, está tentando enfraquecer este segundo adjetivo que lhe cabe. Pela seriedade com que se cumpriu a lei, a tendência é de que nos carnavais vindouros torne-se cada vez mais incomum ver pessoas fazendo xixi pelas ruas. |
dc.creator | Mariana Cruz |
dc.created | 2010-03-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19632/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/7/o-bem-estar-na-civilizaccedilatildeo |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
dc.subject | Aní |
dc.subject | sio Teixeira |
dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
dc.subject | Artes |
dc.subject | Aulas |
dc.subject | Ausubel |
dc.subject | Biblioteca |
dc.subject | Biologia |
dc.subject | Capacitaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | Cecierj |
dc.subject | Cederj |
dc.subject | Celestin Freinet |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Comunicaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Comunidades Virtuais |
dc.subject | Conhecimento |
dc.subject | Construcionismo |
dc.subject | Construtivismo |
dc.subject | Crí |
dc.subject | tica |
dc.subject | Cultura |
dc.subject | Curso de Atualizaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | Cursos |
dc.subject | Cursos a Distâ |
dc.subject | ncia |
dc.subject | Darcy Ribeiro |
dc.subject | EAD |
dc.subject | Edgard Morim |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Ativa |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Interativa |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Pú |
dc.subject | blica |
dc.subject | Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Virtual |
dc.subject | Educador |
dc.subject | Ensino |
dc.subject | Ensino a Distâ |
dc.subject | ncia |
dc.subject | Ensino Virtual |
dc.subject | Ensino/aprendizagem |
dc.subject | Escola |
dc.subject | Extensã |
dc.subject | o |
dc.subject | Filosofia |
dc.subject | Fí |
dc.subject | sica |
dc.subject | Formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o de Professores |
dc.subject | formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o pedagó |
dc.subject | gica |
dc.subject | Formaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Permanente de Professores |
dc.subject | Fundaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Centro de Ciê |
dc.subject | ncias e Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o Superior a Distâ |
dc.subject | ncia do Estado do Rio de Janeiro |
dc.subject | Geografia |
dc.subject | Graduaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | Histó |
dc.subject | ria |
dc.subject | Informá |
dc.subject | tica |
dc.subject | Informá |
dc.subject | tica para Educadores |
dc.subject | Interacionismo |
dc.subject | Lev Vigotski |
dc.subject | Lev Vygotsky |
dc.subject | Lí |
dc.subject | ngua Portuguesa |
dc.subject | Literatura |
dc.subject | Maria Montessori |
dc.subject | Matemá |
dc.subject | tica |
dc.subject | Minicursos |
dc.subject | Oficinas |
dc.subject | Parâ |
dc.subject | metros Curriculares Nacionais |
dc.subject | Paulo Freire |
dc.subject | PCNs |
dc.subject | Pedagogia |
dc.subject | Pensamento |
dc.subject | Phillipe Perrenoud |
dc.subject | Piaget |
dc.subject | Pierre Levy |
dc.subject | Plano Nacional de Educaç |
dc.subject | ã |
dc.subject | o |
dc.subject | PNE |
dc.subject | Professor |
dc.subject | Quí |
dc.subject | mica |
dc.subject | Reciclagem de Professores |
dc.subject | Reflexã |
dc.subject | o |
dc.subject | Rio de Janeiro |
dc.subject | Seymour Papert |
dc.subject | UENF |
dc.subject | UERJ |
dc.subject | UFF |
dc.subject | UFRJ |
dc.subject | UFRRJ |
dc.subject | UNIRIO |
dc.subject | Universidade |
dc.subject | Universidade Virtual |