O papel do Estado, da formação do gosto e das relações humanas na concepção educacional de Wilhelm Von Humboldt

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  • Título: O papel do Estado, da formação do gosto e das relações humanas na concepção educacional de Wilhelm Von Humboldt
  • Autor(es): Marlon Baptista
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/03/2010
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/11/o-papel-do-estado-da-formaccedilatildeo-do-gosto-e-das-relaccedilotildees-humanas-na-concepccedilatildeo-educacional-de-wilhelm-von-humboldt
  • Código do Recurso: 19657
  • Descrição: Logo nos inícios de suas considerações sobre os fins últimos do homem individual, como introdução para o desenvolvimento da análise Sobre os Limites da Ação do Estado, Wilhelm Humboldt (1767-1835) define a meta última do homem como “a mais alta e mais proporcional formação de suas forças em um todo” (Humboldt, 1954, p. 30). Essa formação somente seria possível com a liberdade que está estreitamente ligada ao que ele chama de variedade de situações (Mannigfaltigkeit der Situationen), ou seja, a pluralidade de vivências individuais e sociais, do cultivo de forças distintas. Acontece que cada homem, para atuar, faz uso de uma só força; seu ser é determinado a cada vez à realização de uma única atividade. Assim, para que o homem possa escapar à unilateralidade, precisa unificar as forças individuais que se encontram separadas, esforçando-se para abarcar ao longo de sua vida – ao invés dos objetos sobre os quais ele atua –, as forças com as quais ele atua sobre os objetos, tentando estabelecer ligação entre a multiplicidade dessas forças.
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