- Título: Como é possível algum discurso sobre a arte na contemporaneidade?
- Autor(es): Marlon Baptista
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 11/05/2010
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/17/como-e-possivel-algum-discurso-sobre-a-arte-na-contemporaneidade
- Código do Recurso: 19693
- Descrição: No decorrer da história do Ocidente, o significado do termo arte foi razoavelmente preciso, pois para identificar se algo era ou não arte, havia critérios objetivos, até mesmo empíricos, pois bastava ver se a obra em questão era uma pintura sobre uma tela, uma escultura, uma peça musical, um poema etc. A partir dessa identificação prévia, com a identificação de características específicas de técnicas e escolas das artes particulares, julgava-se se a obra em questão era boa ou má arte, se evidenciava o trabalho de alguém com talento excepcional ou mediano. Ou seja, havia critérios para determinar o que era arte e, além disso, se era boa arte ou não. Esses critérios se vinculavam diretamente a normas rígidas da produção da obra, como a presença de habilidades técnicas fundamentais na pintura, a capacidade de delinear bem os contornos na escultura, a métrica do poema, os campos harmônicos e a obediência rígida às escalas tonais na música.
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