Orquestração: o timbre e suas particularidades expressivas em Ma Mère l’Oye

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  • Título: Orquestração: o timbre e suas particularidades expressivas em Ma Mère l’Oye
  • Autor(es): Andersen Viana
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 08/06/2010
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/21/orquestraccedilatildeo-o-timbre-e-suas-particularidades-expressivas-em-ma-megravere-lrsquooye
  • Código do Recurso: 19715
  • Descrição: Através deste trabalho, procurou-se atingir – além da parte puramente técnica – horizontes poéticos que se extraem da oportuna coincidência de diferentes sons orquestrais e os mais variados efeitos de instrumentação. Trataremos neste artigo da poética dos sons em seu aspecto mais sutil: o timbre, na obra de um dos maiores compositores e orquestradores da história da música: Maurice Ravel (1875-1937). Além dos diversos tratados, também Ravel – através de sua obra musical – revela a importância de eleger o timbre como força expressiva máxima da contemporaneidade musical. É óbvio que, inicialmente, o estudante deve se iniciar na arte da orquestração de forma gradual: primeiramente reconhecendo a sonoridade própria de cada instrumento que compõe a orquestra, depois combinar os instrumentos e seções, e, paulatinamente, agregar novos timbres ao grupo orquestral ou mesmo formar novos grupos timbrístricos . Nesse particular, a suíte Mamãe Ganso revela-se uma preciosa tapeçaria, mostrando artifícios sonoros que vão muito além da originalidade.
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