Deficiência como potência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19824

  • Título: Deficiência como potência
  • Autor(es): Alexandre Amorim
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/11/2010
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/40/deficiecircncia-como-potecircncia
  • Código do Recurso: 19824
  • Descrição: A professora Joana Belarmino de Sousa, da Universidade Federal da Paraíba, é cega. Nasceu assim e entende sua deficiência visual como potência. Realiza palestras, escreve livros, ministra aulas e usa seu notebook para organizar seus escritos. Tem, enfim, uma vida acadêmica muito parecida com a de outros tantos professores. Talvez a diferença maior entre ela e seus colegas seja o hábito de trazer para sua profissão um aspecto pessoal de sua vida: Joana decidiu pensar a cegueira academicamente, isto é, utilizando a ciência, a arte e a crítica. Entre os muros universitários, acaba por transformar o trabalho em sua vida, mas Joana resolveu seguir o caminho inverso.
© Canal CECIERJ 2024