O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos

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  • Título: O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/08/2011
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/30/o-enem-e-as-novas-praacuteticas-de-leitura-e-interpretaccedilatildeo-de-texto-aspectos-teoacutericos-e-praacuteticos
  • Código do Recurso: 20041
  • Descrição: Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge um novo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou alteração nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas possibilidades de cunho metodológico para o ensino de Língua e da leitura. De acordo com Santos (2002, p. 30-31), a partir da década de 80, deslocou-se o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos.
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