Língua, usos e ensino: a abordagem da variação linguística no Enem

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  • Título: Língua, usos e ensino: a abordagem da variação linguística no Enem
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/08/2011
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/33/liacutengua-usos-e-ensino-a-abordagem-da-variaccedilatildeo-linguiacutestica-no-enem
  • Código do Recurso: 20059
  • Descrição: Durante décadas, o ensino de Língua Portuguesa esteve centrado predominantemente na abordagem da Gramática Normativa. Com base nesse enfoque, a prática docente dessa disciplina voltou-se para a abordagem das variantes formais (o padrão culto da língua), que constituía o dialeto de prestígio. Contudo, a partir da década de 1980, ocorreram diversas modificações (oriundas dos estudos da Linguística Contemporânea) no ensino de língua. Dentre essas alterações, podemos citar a mudança na concepção de língua, que passa a ser concebida em uma perspectiva de plasticidade, isto é, a língua em sua multiplicidade de usos. Com isso, surge “uma nova visão, que reconhece a diversidade do português em diversos níveis” (Cardoso, 2003, p. 27). Essa nova perspectiva tem sido adotada em diversos processos seletivos, como é o caso do Enem.
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