Alunos de escolas noturnas: entre o sonho do diploma e a dura realidade

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20064

  • Título: Alunos de escolas noturnas: entre o sonho do diploma e a dura realidade
  • Autor(es): Luciano Luz Gonzaga
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/08/2011
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/34/alunos-de-escolas-noturnas-entre-o-sonho-do-diploma-e-a-dura-realidade
  • Código do Recurso: 20064
  • Descrição: Quando se pensa a realidade do aluno que estuda no horário noturno, o risco da evasão escolar torna-se particularmente mais crítico. O aluno do curso noturno, de modo geral, é aquele que necessita voltar a estudar por questões comumente associadas à sua vida profissional; quase sempre sua trajetória escolar foi marcada por grande número de reprovações, levando-o a retomar seus estudos em horário noturno por incompatibilidade entre a jornada diurna e a demanda regular de suas atividades de trabalho. Esse mesmo aluno, submetido a uma jornada diária de seis a oito horas de trabalho, encontra-se muito prejudicado em relação ao horário de início das aulas, uma vez que frequentemente o horário de saída do trabalho o leva a perder os primeiros tempos de aula. Além disso, em função dos conteúdos mínimos exigidos e da própria dinâmica da escola noturna, ele tem que se valer de um extraordinário esforço para conseguir o êxito desejado: o diploma.
© Canal CECIERJ 2024