A informática aplicada aos processos educacionais e a autonomia do aluno no novo milênio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20073

  • Título: A informática aplicada aos processos educacionais e a autonomia do aluno no novo milênio
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/09/2011
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/35/a-informaacutetica-aplicada-aos-processos-educacionais-e-a-autonomia-do-aluno-no-novo-milecircnio
  • Código do Recurso: 20073
  • Descrição: Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Nessa ótica, o aluno era concebido como “um sujeito passivo, que recebe as instruções de um professor que supostamente sabe o conteúdo a ser ensinado e, como num passe de mágica, transfere-lhe esse saber” (Xavier, 2007, p. 4). Essa postura esteve presente durante décadas em nossas escolas.
© Canal CECIERJ 2024