Como a instituição escola interfere no desejo de aprender?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20100

  • Título: Como a instituição escola interfere no desejo de aprender?
  • Autor(es): Janaina Pires Garcia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/10/2011
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/40/como-a-instituiccedilatildeo-escola-interfere-no-desejo-de-aprender
  • Código do Recurso: 20100
  • Descrição: O espaço escolar possui uma qualidade ímpar: o potencial de ser um espaço democrático onde ocorre encontro de possibilidades. A escola traz muito mais do que as famílias podem trazer, contrariando a tese do capital cultural (Bourdieu, 1977). Para esse autor, o processo inicial de acumulação do capital cultural começa inconscientemente desde a origem, sem atraso, sem perda de tempo, pelos membros das famílias que possuem capital cultural. Nessas famílias, o tempo de acumulação abarca praticamente todo o processo de socialização. Bourdieu (1977) afirma que o capital cultural pode existir sob três formas: estado incorporado, estado objetivado e estado institucionalizado.
© Canal CECIERJ 2024