Ensinar e aprender a conviver

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  • Título: Ensinar e aprender a conviver
  • Autor(es): Alexandre Amorim
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 01/02/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/3/ensinar-e-aprender-a-conviver
  • Código do Recurso: 20186
  • Descrição: Houve um tempo em que dar aula significava fazer o aluno engolir a matéria, não importava como. O método de passagem de informação era, basicamente, impor ao estudante que compreendesse o que o professor ensinava. A relação aluno-professor se dava apenas pelo resultado – se o aluno aprendesse ou gravasse aquela informação, o problema estava resolvido. Alguns teóricos notaram que, em uma sala de aula, o professor tinha um poder infinitamente maior do que o aluno de impor sua visão de mundo. Assim, o abuso desse poder era comum. Desde um abuso bárbaro, como o uso de instrumentos de punição física e ameaças psicológicas, até a instalação em sala de uma conduta arbitrária de decisões e interpretações. Assim, um aluno de escola pública morador de um bairro urbano de classe média do Rio de Janeiro poderia ouvir de sua professora que os Estados Unidos funcionavam bem porque lá os bairros eram divididos de acordo com a cor e a raça de seus habitantes, o que levava ao respeito mútuo.
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