Mudanças didáticas e pedagógicas na construção social do conhecimento: a autonomia do aluno no novo milênio

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  • Título: Mudanças didáticas e pedagógicas na construção social do conhecimento: a autonomia do aluno no novo milênio
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 01/02/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/3/mudanccedilas-didaacuteticas-e-pedagoacutegicas-na-construccedilatildeo-social-do-conhecimento-a-autonomia-do-aluno-no-novo-milecircnio
  • Código do Recurso: 20191
  • Descrição: Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino puramente tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Ainda com base nessa linha metodológica, a prática da interação entre docente e discente não ocorria, na medida em que ambos não eram concebidos como interlocutores. Nesse processo de ensino e aprendizagem, era dado ao aluno um papel passivo; em virtude disso, ele deveria abdicar de seus posicionamentos diante dos argumentos inquestionáveis do professor. Essa postura esteve presente durante décadas nas escolas brasileiras, alçando, assim, o ensino a um papel reprodutivo.
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