CONVERSA COM PROFESSORES

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20250

  • Título: CONVERSA COM PROFESSORES
  • Autor(es): Cyana Leahy-Dios
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/04/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/16/conversa-com-professores
  • Código do Recurso: 20250
  • Descrição: Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da ‘gratuidade’ de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares; a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a educação literária? Qual o seu papel no currículo da escola de ensino médio? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?
© Canal CECIERJ 2025