- Título: Uma lição de autonomia
- Autor(es): Mariana Cruz
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 08/05/2012
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/17/uma-liccedilatildeo-de-autonomia
- Código do Recurso: 20256
- Descrição: Diferentemente dos conselhos de classe em que cada aluno é analisado individualmente, a reunião de início do ano letivo tende a ser mais generalizante, mais teórica. Este ano, na escola onde leciono, não foi diferente. Falou-se sobre o projeto político-pedagógico da escola, sobre o que fazer em relação aos atrasos dos alunos, como e quando seriam as provas e outros assuntos gerais. Essas reuniões são interessantes, pois muitas vezes tornam-se também espaço de debate e troca de ideias entre os professores. Na minha escola especialmente isso ocorre não só por ter grande número de professores (apesar de nem sempre todos estarem presentes nas reuniões) como também pelo fato de eles levantarem diferentes bandeiras e seguirem as mais diversas tendências políticas e pedagógicas: tem os revolucionários, os conservadores, os sindicalistas, os proativos, os inovadores, gente que faz e gente que fala (e fica só no discurso).
© Canal CECIERJ 2024