Literatura de cordel: gêneros textuais, leitura e ensino

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20334

  • Título: Literatura de cordel: gêneros textuais, leitura e ensino
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/08/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/30/literatura-de-cordel-gecircneros-textuais-leitura-e-ensino
  • Código do Recurso: 20334
  • Descrição: Durante décadas, a didática do ensino da leitura foi norteada por modelos teóricos tradicionais. Com isso, o ensino dessa competência linguística primava pela decodificação. Destacava-se, sobretudo, a ausência da diversidade textual. Essa situação ocorria não só nas práticas pedagógicas como também nos livros didáticos. Nos dias atuais, pode ser percebida uma nova posição em face da diversidade/seleção textual. Contudo, nem sempre essa postura esteve presente nos processos de escolarização brasileiros.
© Canal CECIERJ 2024