- Título: Leitura e construção de sentido: um olhar sobre a prática pedagógica
- Autor(es): Silvio Profirio da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 28/08/2012
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/33/leitura-e-construccedilatildeo-de-sentido-um-olhar-sobre-a-praacutetica-pedagoacutegica
- Código do Recurso: 20350
- Descrição: Nos últimos anos, os debates acerca do ensino da leitura ampliaram-se de maneira considerável. De acordo com Pietri (2007, p. 264), “no Brasil, principalmente a partir da década de 1980, instâncias oficiais de diversos níveis governamentais têm fomentado a produção e publicado documentos com o objetivo de promover mudanças no ensino”. Dentro dessa perspectiva, essas discussões têm início nos 1980, em face da proliferação dos estudos de diversos campos de investigação. Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008) ressaltam o fato de uma gama de campos do saber ter produzido vasta quantidade de fundamentos teóricos que respaldam uma nova prática pedagógica. São exemplos dessas áreas de investigação: as Ciências da Educação [Pedagogia], as Ciências da Linguagem [Linguística], Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicolinguística etc.] (ALBUQUERQUE, 2006; ALBUQUERQUE et al, 2008). Todos esses postulados trazem à tona novos fundamentos que levam para o âmbito educacional uma nova didática da escolarização do leitor.
© Canal CECIERJ 2024