Leitura e construção de sentido: um olhar sobre a prática pedagógica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20350

  • Título: Leitura e construção de sentido: um olhar sobre a prática pedagógica
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/08/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/33/leitura-e-construccedilatildeo-de-sentido-um-olhar-sobre-a-praacutetica-pedagoacutegica
  • Código do Recurso: 20350
  • Descrição: Nos últimos anos, os debates acerca do ensino da leitura ampliaram-se de maneira considerável. De acordo com Pietri (2007, p. 264), “no Brasil, principalmente a partir da década de 1980, instâncias oficiais de diversos níveis governamentais têm fomentado a produção e publicado documentos com o objetivo de promover mudanças no ensino”. Dentro dessa perspectiva, essas discussões têm início nos 1980, em face da proliferação dos estudos de diversos campos de investigação. Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008) ressaltam o fato de uma gama de campos do saber ter produzido vasta quantidade de fundamentos teóricos que respaldam uma nova prática pedagógica. São exemplos dessas áreas de investigação: as Ciências da Educação [Pedagogia], as Ciências da Linguagem [Linguística], Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicolinguística etc.] (ALBUQUERQUE, 2006; ALBUQUERQUE et al, 2008). Todos esses postulados trazem à tona novos fundamentos que levam para o âmbito educacional uma nova didática da escolarização do leitor.
© Canal CECIERJ 2024