Ciência versus religião: uma dicotomia manifesta no processo de aprendizagem do educando

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20373

  • Título: Ciência versus religião: uma dicotomia manifesta no processo de aprendizagem do educando
  • Autor(es): Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/09/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/37/ciecircncia-versus-religiatildeo-uma-dicotomia-manifesta-no-processo-de-aprendizagem-do-educando
  • Código do Recurso: 20373
  • Descrição: A escola, em seu currículo, tem como base os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade ao longo do tempo, e suas teorias, registros e fatos passam a integrar os livros didáticos, constituindo assim, os conhecimentos mínimos a serem transmitidos aos educandos para sua formação e preparo para se engajar na sociedade, como indivíduo produtivo e transformador (SCAFF, 2000). No ensino da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, pelos conhecimentos da natureza e dos fenômenos que nela ocorrem, encontramos uma barreira cultural vinculada aos saberes tradicionais e permeada pelas crenças espirituais incorporadas no alunado, que, inevitavelmente, entram em conflito com os conteúdos da disciplina, principalmente no 7° ano, quando tratamos dos seres vivos: origem da vida na Terra e sua evolução (SERRA, 2012).
© Canal CECIERJ 2024