Calor e temperatura no ensino da Termodinâmica: o senso comum e o conceito científico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20381

  • Título: Calor e temperatura no ensino da Termodinâmica: o senso comum e o conceito científico
  • Autor(es): Érica Cruz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/10/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/38/calor-e-temperatura-no-ensino-da-termodinacircmica-o-senso-comum-e-o-conceito-cientiacutefico
  • Código do Recurso: 20381
  • Descrição: O estudo da termodinâmica envolve o uso de conceitos como energia, calor e temperatura, que já estamos acostumados a empregar no nosso dia a dia. Essas palavras, no entanto, nem sempre têm o mesmo significado na ciência e na linguagem comum. Isso tem sido causa de dificuldades no ensino de Química, pois muitas vezes não se alcança o resultado esperado em sala de aula devido ao fato de professor e aluno não se entenderem sobre o significado das palavras. Neste trabalho apresentamos uma pesquisa com os alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental com o propósito de verificar se realmente existe dificuldade para compreender a diferença entre os termos calor e temperatura. Observou-se que, mesmo após aula expositiva sobre o significado de "calor", em que o professor esteve atento à necessidade de esclarecer as diferenças entre a linguagem coloquial e científica, os alunos ainda apresentaram dificuldade em compreender corretamente o significado do termo.
© Canal CECIERJ 2024