A obrigatoriedade do aprender: uma política de Estado contrária aos ideais emancipatórios de Rancière

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  • Título: A obrigatoriedade do aprender: uma política de Estado contrária aos ideais emancipatórios de Rancière
  • Autor(es): Cíntia Borges de Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/10/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/39/a-obrigatoriedade-do-aprender-uma-poliacutetica-de-estado-contraacuteria-aos-ideais-emancipatoacuterios-de-ranciegravere
  • Código do Recurso: 20388
  • Descrição: O objetivo deste trabalho, que foi apresentado no seminário Estatuto Filosófico, na UERJ, em 2010, é relacionar o tema da obrigatoriedade do ensino às questões trabalhadas no livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière. Partindo da análise realizada na obra sobre os conceitos de emancipação e embrutecimento, o texto visou aproximar ou distanciar a política de Estado da obrigação escolar dos tais conceitos. Para cumprir uma relação mais satisfatória entre o objeto de pesquisa e o livro em questão, alguns recortes serão estipulados, como o cenário, tempo e grau de escolaridade. Foi escolhido o Brasil como espaço, a transição Império/República como marco temporal – mais precisamente o período de 1870 a 1910 – e o ensino primário obrigatório, devido à sua acessibilidade para um maior contingente de população no período citado.
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