Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje

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  • Título: Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje
  • Autor(es): Janaina Pires Garcia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/11/2012
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/43/embates-teoacuterico-filosoacuteficos-entre-thomas-kuhn-e-karl-popper-como-pensar-a-atividade-cientiacutefica-hoje
  • Código do Recurso: 20411
  • Descrição: O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.
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