- Título: O livro didático adotado pelo MEC: um olhar sob a ótica da Linguística
- Autor(es): Silvio Profirio da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 13/11/2012
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/44/o-livro-didaacutetico-adotado-pelo-mec-um-olhar-sob-a-oacutetica-da-linguiacutestica
- Código do Recurso: 20419
- Descrição: Segundo Suassuna et alii (2006, p. 227), “por um longo tempo, o ensino de Português centrou-se nas regras gramaticais que normatizam a variedade linguística padrão, apresentadas nas gramáticas tradicionais, como modelo do bom uso da língua”. Nessa perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa no Brasil centrou-se em uma abordagem puramente normativa, que extinguia as variantes linguísticas informais da prática docente. Contudo, na década de 1980, eclodiu uma intensa divulgação de estudos da Linguística (estudos do Funcionalismo, da Linguística Textual, da Análise do Discurso, da Pragmática e da Sociolinguística). É nesse cenário que a língua passa a ser concebida como recurso de interação social (atividade social), o que ocasionou diversas alterações na metodologia de ensino, na estrutura e na organização dos livros didáticos.
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