- Título: Conversa com professores
- Autor(es): Cyana M. Leahy-Dios
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 29/01/2013
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/4/conversa-com-professores
- Código do Recurso: 20462
- Descrição: Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da gratuidade de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a Educação Literária? Qual o seu papel no currículo a escola de segundo grau? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?
© Canal CECIERJ 2024