MAPAS CONCEITUAIS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

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  • Título: MAPAS CONCEITUAIS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
  • Autor(es): Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/03/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/9/mapas-conceituais-de-aprendizagem-na-sala-de-aula
  • Código do Recurso: 20490
  • Descrição: Os mapas conceituais de aprendizagem são ferramentas didáticas não tradicionais cruciais no processo de ensino, por sua hierarquia de significados sobre conceitos de um determinado tema ou conteúdo a ser ministrado e por ser um meio de avaliação qualitativa e formativa do alunado. Essa técnica foi desenvolvida por Joseph Novak e aprimorada para o ensino por David Ausubel (Figura 1) (MOREIRA, 2012) a partir da teoria cognitivista, que, primariamente, foi desenvolvida por Jean Piaget na década de 1920. Posteriormente, temos o desenvolvimento do cognitivismo para a aprendizagem significativa com Vygotsky (PELIZZARI et al., 2002; MOREIRA, 2003), o que vem consolidar os mapas conceituais de aprendizagem (MCA).
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