Didática da escolarização do leitor: uma abordagem sociointeracionista

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20492

  • Título: Didática da escolarização do leitor: uma abordagem sociointeracionista
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/03/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/10/didaacutetica-da-escolarizaccedilatildeo-do-leitor-uma-abordagem-sociointeracionista
  • Código do Recurso: 20492
  • Descrição: Durante décadas, a didática da escolarização do leitor concedeu primazia à decodificação de conteúdos e informações, primando por práticas mecânicas de reprodução. O ensino dessa competência linguística tinha como base norteadora as tendências tecnicistas. Consoante Perfeito (2007), o tecnicismo está diretamente atrelado ao behaviorismo – teoria psicológica elaborada por Watson – que preconizava a “incucação” de hábitos e práticas amparados na constante repetição (PERFEITO, 2007). Com base no norte dessa tendência pedagógica, o processo de escolarização brasileiro privilegiava a transmissão, a recepção e, acima de tudo, a reprodução mecânica de conteúdos.
© Canal CECIERJ 2025