- Título: Didática da escolarização do leitor: uma abordagem sociointeracionista
- Autor(es): Silvio Profirio da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 19/03/2013
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/10/didaacutetica-da-escolarizaccedilatildeo-do-leitor-uma-abordagem-sociointeracionista
- Código do Recurso: 20492
- Descrição: Durante décadas, a didática da escolarização do leitor concedeu primazia à decodificação de conteúdos e informações, primando por práticas mecânicas de reprodução. O ensino dessa competência linguística tinha como base norteadora as tendências tecnicistas. Consoante Perfeito (2007), o tecnicismo está diretamente atrelado ao behaviorismo – teoria psicológica elaborada por Watson – que preconizava a “incucação” de hábitos e práticas amparados na constante repetição (PERFEITO, 2007). Com base no norte dessa tendência pedagógica, o processo de escolarização brasileiro privilegiava a transmissão, a recepção e, acima de tudo, a reprodução mecânica de conteúdos.
© Canal CECIERJ 2025