Psicologia e Educação: algumas considerações históricas

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  • Título: Psicologia e Educação: algumas considerações históricas
  • Autor(es): Karina Arroyo Cruz Gomes Pereira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/04/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/12/psicologia-e-educaccedilatildeo-algumas-consideraccedilotildees-histoacutericas
  • Código do Recurso: 20505
  • Descrição: Até o final do século XIX, não havia fronteiras nítidas entre a Psicologia e a Educação; as relações entre essas áreas eram mediadas por premissas estabelecidas no campo da Filosofia, que parte da ideia de que o conhecimento consiste na investigação da verdade por meio da compreensão dos nexos existentes entre os acontecimentos temporais. Remonta, portanto, à teoria platônica que postulava a correspondência entre pensamento e realidade a partir do entendimento acerca da existência de um mundo divino onde se encontravam as ideias perfeitas (apriorismo). No modo de entendimento aristotélico, observa-se uma mudança: o conhecimento se origina nas evidências oferecidas pelos sentidos, no processo de aprendizagem que decorre das leis de associação, interferindo o papel da memória, bem como a influência da experiência sobre o ato de conhecer: a sensação, a memória e a imaginação são identificadas como funções cognitivas. Tem-se em vista que o psiquismo tem a capacidade de conservar as imagens recebidas, organizá-las para serem utilizadas posteriormente, visto que as ideias e imagens formam uma massa de representações que exercem influência considerável nas experiências subsequentes quanto maior for o nível de conscientização.
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