Vampirismo e vitalismo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20509

dc.type Text
dc.title Vampirismo e vitalismo
dc.description O mito do vampiro foi construído a partir de dois eixos: o da metafísica vitalista e o da experiência histórica. O primeiro eixo envolve a universalidade própria de tudo que é vivo, especialmente os mamíferos e, especialissimamente, os seres humanos. O segundo eixo enquadra tudo que é peculiar e, na maior parte das vezes, acidental na experiência única dos indivíduos humanos em sua história coletiva. Contudo, a divisão entre os dois eixos nem sempre é tão rígida. Trata-se mais de uma dicotomia metodológica do que de uma representação exata da natureza da dinâmica do mito do vampiro. Entre os elementos do primeiro eixo temos o caráter autótrofo da vida (a vida se alimenta de vida) e o caráter autótrofo de muitos animais (animais que se alimentam de animais), assim como o caráter autótrofo dos mamíferos (o filhote se alimenta do próprio genitor), em especial o ser humano.
dc.creator Thales de Oliveira
dc.created 2013-04-09
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20509/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/13/vampirismo-e-vitalismo
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Aní
dc.subject sio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crí
dc.subject tica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualizaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Ativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Interativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Pú
dc.subject blica
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensã
dc.subject o
dc.subject Filosofia
dc.subject
dc.subject sica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject formaç
dc.subject ã
dc.subject o pedagó
dc.subject gica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o Permanente de Professores
dc.subject Fundaç
dc.subject ã
dc.subject o Centro de Ciê
dc.subject ncias e Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Superior a Distâ
dc.subject ncia do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Histó
dc.subject ria
dc.subject Informá
dc.subject tica
dc.subject Informá
dc.subject tica para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject
dc.subject ngua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemá
dc.subject tica
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâ
dc.subject metros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Quí
dc.subject mica
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexã
dc.subject o
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2024