A oralidade no universo escolar: o gênero seminário em foco

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20549

  • Título: A oralidade no universo escolar: o gênero seminário em foco
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/06/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/21/a-oralidade-no-universo-escolar-o-gecircnero-seminaacuterio-em-foco
  • Código do Recurso: 20549
  • Descrição: Consoante Nascimento et al (2010), a oralidade consiste em uma ferramenta linguística de sustancial importância tanto no âmbito escolar quanto nas práticas corriqueiras do dia a dia. Em face disso, o trabalho com essa competência linguística é essencial para a escolarização do Português. Contudo, a abordagem desse conteúdo requer uma gama de estratégias de sistematização, conscientização e reflexão (NASCIMENTO et al, 2010). Em outras palavras: o trabalho com a oralidade é algo que exige preparação sistemática atrelada aos propósitos que o docente visa a atingir face a seus alunos. Mas nem sempre tal postura se fez presente na prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa.
© Canal CECIERJ 2024