- Título: Minha aluna respondona
- Autor(es): Mariana Cruz
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 18/06/2013
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/22/minha-aluna-respondona
- Código do Recurso: 20550
- Descrição: Comecei a dar aula para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio há pouco tempo; peguei a turma no meio do período, pois na minha escola algumas turmas foram “otimizadas” (termo que, para grande parte dos professores, quer dizer exatamente o oposto, isto é, “pessimizadas”). A otimização das classes significa que muitos professores ficarão “sobrando” e terão bater de escola em escola atrás de turmas para lecionar. Aliás, esse termo “sobrando” também coloca o professor em uma condição de quase objeto: “esse pão ficou sobrando, se ninguém comer vou jogar fora” (o mesmo ocorre quando se diz que um professor será “devolvido”, parece que se está falando de um sofá que voltará ao antigo dono porque não coube na nova sala).
© Canal CECIERJ 2024