- Título: Indisciplina: uma forma de aprendizagem
- Autor(es): Claudio Marcio dos Santos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 02/07/2013
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/24/indisciplina-uma-forma-de-aprendizagem
- Código do Recurso: 20559
- Descrição: Este artigo lança um olhar sobre a indisciplina como forma de aprendizagem: aluno-professor-família-escola, passando pela sociedade. Pesquisamos se a indisciplina pode ser trabalhada em sala de aula como potencial criativo e construtivo. Nosso foco está nas habilidades e competências do educando. A indisciplina pode sinalizar o descontentamento com a metodologia do educador, com o espaço escolar, com a relação familiar e/ou a maneira como seu saber é ignorado pela escola. Procuramos compreender como essa aprendizagem é possível realizando entrevistas e pesquisa bibliográfica com estudiosos como Foucault, Vygotsky, Stirner, Wallon, Celso Antunes, Celso Vasconcelos, Julio Groppa Aquino, Paulo Freire, Renato Alves, Emile Durkheim.
© Canal CECIERJ 2025