Indisciplina: uma forma de aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20559

  • Título: Indisciplina: uma forma de aprendizagem
  • Autor(es): Claudio Marcio dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/07/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/24/indisciplina-uma-forma-de-aprendizagem
  • Código do Recurso: 20559
  • Descrição: Este artigo lança um olhar sobre a indisciplina como forma de aprendizagem: aluno-professor-família-escola, passando pela sociedade. Pesquisamos se a indisciplina pode ser trabalhada em sala de aula como potencial criativo e construtivo. Nosso foco está nas habilidades e competências do educando. A indisciplina pode sinalizar o descontentamento com a metodologia do educador, com o espaço escolar, com a relação familiar e/ou a maneira como seu saber é ignorado pela escola. Procuramos compreender como essa aprendizagem é possível realizando entrevistas e pesquisa bibliográfica com estudiosos como Foucault, Vygotsky, Stirner, Wallon, Celso Antunes, Celso Vasconcelos, Julio Groppa Aquino, Paulo Freire, Renato Alves, Emile Durkheim.
© Canal CECIERJ 2025