História do ensino da leitura no Brasil: um olhar sobre as teorias subjacentes ao fazer pedagógico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20569

  • Título: História do ensino da leitura no Brasil: um olhar sobre as teorias subjacentes ao fazer pedagógico
  • Autor(es): Silvio Profirio da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/07/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/26/historia-do-ensino-da-leitura-no-brasil-um-olhar-sobre-as-teorias-subjacentes-ao-fazer-pedagogico
  • Código do Recurso: 20569
  • Descrição: Este trabalho reflete sobre a história do ensino da leitura no Brasil, a partir de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, focando sobretudo as teorias subjacentes ao fazer pedagógico. Nesse sentido, este texto tem por objetivo tecer alguns argumentos opinativos acerca das concepções de leitura subjacentes às práticas pedagógicas do ensino dessa competência linguística presentes no processo de escolarização brasileiro. Decorrente deste, pretende-se traçar uma breve linha do tempo sobre o fazer pedagógico no tocante à escolarização do leitor. Para este estudo, recorre-se aos trabalhos de Albuquerque (2006), Albuquerque et al (2008), Barbosa e Souza (2006), Bezerra (2001, 2010), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch e Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002), Soares (1998) e Travaglia (1997).
© Canal CECIERJ 2024