- Título: Autofagia e trabalho docente no campo da educação
- Autor(es): Lúcio Alves de Barros
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 01/10/2013
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/37/autofagia-e-trabalho-docente-no-campo-da-educaccedilatildeo
- Código do Recurso: 20618
- Descrição: A massificação, a proletarização, o assalariamento predatório, a diminuição da autoridade e o avanço das relações de mercado no campo da educação têm produzido conturbadas relações sociais entre os professores. Apavorados, desanimados, magoados, cansados e colocados em xeque, a categoria tem compartilhado o sofrimento, as doenças, o desemprego, a ansiedade e o medo. Mas não é para menos: nos últimos anos, uma espécie de “segure-se quem puder” invadiu de vez as escolas, as faculdades e as universidades. Em terra de leão, é claro que são poucas as ovelhas que sairão impunes de relações perversas que colocam em questão a subjetividade do ser que trabalha – por natureza – com a interação. Explico do que se trata.
© Canal CECIERJ 2024