Conceitos de Filosofia, linguagem e currículos na Grécia Antiga

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  • Título: Conceitos de Filosofia, linguagem e currículos na Grécia Antiga
  • Autor(es): Karina Arroyo Cruz Gomes Pereira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/10/2013
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/41/conceitos-de-filosofia-linguagem-e-curriacuteculos-na-greacutecia-antiga
  • Código do Recurso: 20635
  • Descrição: Filosofia, ou Philos e Sophya, é literalmente uma verve, um ímpeto contínuo que leva à indagação ontológica e filológica. É o interesse, a perscrutação pelo início, pelo arque que tudo rege, pelo princípio racional e inteligível ou mesmo pelo princípio perfeito e ininteligível, desde que seja o ponto de partida que caracteriza o homem como tal e o define neste mundo, seja pela racionalidade dos processos mentais que o situam neste plano sensível, seja pela ilusão de que ele vive, devendo para tal descobrir o mundo perfeito e real, sem ilusões, seja pelos processos e categorias de pensamento que desvendam os métodos cognitivos de apreensão do real sensível ou metafísico, desde que estabeleça uma explicação universalmente válida para determinar o conhecimento verdadeiro e libertador. Esse conhecimento último é alcançado por meio de métodos, rigor na observância, empirismo, conclusões em categorias de análises humanas e, por fim, pela validação das hipóteses que suscitaram um encadeamento de análises mentais e processos práticos de comprovação.
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