Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20679

dc.type Text
dc.title Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura
dc.description

A necessidade de intensificar a capacitação e a formação do professor de Língua Portuguesa da rede estadual do RJ impulsionou a criação do curso de Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, que foi oferecido na modalidade EAD. O presente artigo visa exatamente relatar a experiência dos professores capacitados e dos seus respectivos alunos, respondendo à seguinte indagação: quais foram as contribuições mais notáveis do curso, no sentido de geração de alteração nas práticas de ensino de literatura que já eram utilizadas? Com uma metodologia focada na coleta e análise dos documentos produzidos para e pelo curso, com ênfase na análise das contribuições dos textos-base, buscamos registrar os pontos de impacto mais direto do curso sobre as práticas de ensino da leitura literária: articulação do ensino da literatura com uma abordagem ligada ao estudo dos gêneros textuais; atualização e expansão do corpus literário de análise; refinamento dos recursos para abordagem e condução de atividades criativas ligadas às leituras realizadas.

dc.creator Selma Monteiro Coimbra,Cristiane Brasileiro
dc.created 2014-01-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20679/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/4/metodologia-de-ensino-da-literatura-teoria-pratica-analise-do-impacto-de-uma-especializacao-profissionalizante-sobre-o-ensino-de-literatura
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Anísio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitação de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicação
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crítica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualização de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distância
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educação
dc.subject Educação Ativa
dc.subject Educação Interativa
dc.subject Educação Pública
dc.subject Educação Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distância
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensão
dc.subject Filosofia
dc.subject Física
dc.subject Formação de Professores
dc.subject formação pedagógica
dc.subject Formação Permanente de Professores
dc.subject Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduação
dc.subject História
dc.subject Informática
dc.subject Informática para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject Língua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemática
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educação
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Química
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexão
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2024