Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20680
dc.type | Text |
dc.title | Metodologia de ensino da Literatura - entre a historiografia e a intertextualidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro |
dc.description | O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Literatura no Ensino Médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo, tomado em sua articulação com Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e referencial teórico sobre o ensino de literatura. Observou-se que o documento cumpre o papel de trabalhar a Literatura tendo o texto como foco principal, sem se prender à historiografia e à memorização de escolas literárias e suas respectivas características, mas utilizando-as como uma forma de enriquecimento do trabalho com Literatura. Também observou-se que o Currículo Mínimo privilegia a intertextualidade, o trabalho com gêneros textuais e a produção textual para que o aluno alcance as habilidades e competências propostas, atendendo às recomendações teóricas sobre o tema. |
dc.creator | Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa,Cristiane Brasileiro |
dc.created | 2014-01-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20680/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/4/metodologia-de-ensino-da-literatura-entre-a-historiografia-e-a-intertextualidade-na-abordagem-da-literatura-no-em-o-curriculo-minimo-do-estado-do-rio-de-janeiro |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
dc.subject | Anísio Teixeira |
dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
dc.subject | Artes |
dc.subject | Aulas |
dc.subject | Ausubel |
dc.subject | Biblioteca |
dc.subject | Biologia |
dc.subject | Capacitação de Professores |
dc.subject | Cecierj |
dc.subject | Cederj |
dc.subject | Celestin Freinet |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Comunicação |
dc.subject | Comunidades Virtuais |
dc.subject | Conhecimento |
dc.subject | Construcionismo |
dc.subject | Construtivismo |
dc.subject | Crítica |
dc.subject | Cultura |
dc.subject | Curso de Atualização de Professores |
dc.subject | Cursos |
dc.subject | Cursos a Distância |
dc.subject | Darcy Ribeiro |
dc.subject | EAD |
dc.subject | Edgard Morim |
dc.subject | Educação |
dc.subject | Educação Ativa |
dc.subject | Educação Interativa |
dc.subject | Educação Pública |
dc.subject | Educação Virtual |
dc.subject | Educador |
dc.subject | Ensino |
dc.subject | Ensino a Distância |
dc.subject | Ensino Virtual |
dc.subject | Ensino/aprendizagem |
dc.subject | Escola |
dc.subject | Extensão |
dc.subject | Filosofia |
dc.subject | Física |
dc.subject | Formação de Professores |
dc.subject | formação pedagógica |
dc.subject | Formação Permanente de Professores |
dc.subject | Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro |
dc.subject | Geografia |
dc.subject | Graduação |
dc.subject | História |
dc.subject | Informática |
dc.subject | Informática para Educadores |
dc.subject | Interacionismo |
dc.subject | Lev Vigotski |
dc.subject | Lev Vygotsky |
dc.subject | Língua Portuguesa |
dc.subject | Literatura |
dc.subject | Maria Montessori |
dc.subject | Matemática |
dc.subject | Minicursos |
dc.subject | Oficinas |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais |
dc.subject | Paulo Freire |
dc.subject | PCNs |
dc.subject | Pedagogia |
dc.subject | Pensamento |
dc.subject | Phillipe Perrenoud |
dc.subject | Piaget |
dc.subject | Pierre Levy |
dc.subject | Plano Nacional de Educação |
dc.subject | PNE |
dc.subject | Professor |
dc.subject | Química |
dc.subject | Reciclagem de Professores |
dc.subject | Reflexão |
dc.subject | Rio de Janeiro |
dc.subject | Seymour Papert |
dc.subject | UENF |
dc.subject | UERJ |
dc.subject | UFF |
dc.subject | UFRJ |
dc.subject | UFRRJ |
dc.subject | UNIRIO |
dc.subject | Universidade |
dc.subject | Universidade Virtual |