Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão

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  • Título: Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão
  • Autor(es): Janilson Pessoa Cabral
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/02/2014
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/5/consideraccedilotildees-sobre-nativos-e-analoacutegicos-digitais-enquanto-valores-construiacutedos-pela-escola-na-perspectiva-de-formaccedilatildeo-do-cidadatildeo
  • Código do Recurso: 20683
  • Descrição: Até a vigência da atual Constituição Federal, a educação no Brasil era havida genericamente como uma necessidade e um importante fator de mudança social, subordinada, entretanto, e em muito, às injunções e aos acontecimentos políticos, econômicos, históricos e culturais. A normatividade de então se limitava, como fazia expressamente na Constituição Federal de 1967, com a redação que lhe deu a Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, ao afirmar a educação como um direito de todos e dever do Estado, com a consequente obrigatoriedade do ensino dos 7 aos 14 anos e a gratuidade nos estabelecimentos oficiais, restringindo-se, quanto ao restante, inclusive na legislação ordinária, a dispor sobre a organização dos sistemas de ensino.
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