- Título: Concepção de infância: o que mudou?
- Autor(es): Silvio Profirio da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 01/07/2014
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/24/concepccedilatildeo-de-infacircncia-o-que-mudou
- Código do Recurso: 20755
- Descrição: O objeto de reflexão deste artigo são as modificações ocorridas na concepção de infância. Fazemos aqui um apanhado das principais concepções teóricas do que vem a ser infância, recorrendo para isso aos pressupostos teóricos trazidos por Dahlberg et al. (2003) e Kramer (2003). Objetivamos, desse modo, contrapor duas posturas antagônicas de conceituações sobre a infância. Uma, tradicionalista, concebia a criança como um ser homogêneo e passivo, que simplesmente reproduzia práticas presentes na sua realidade circundante. Outra, contemporânea, concebe a criança como um sujeito heterogêneo e ativo/atuante, ou melhor, como um ator e construtor social, como postulam os autores citados.
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