A Geografia Cultural: novas perspectivas para a ciência geográfica e sua importância na escola

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20790

  • Título: A Geografia Cultural: novas perspectivas para a ciência geográfica e sua importância na escola
  • Autor(es): Karina Arroyo Cruz Gomes de Meneses
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/08/2014
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/32/a-geografia-cultural-novas-perspectivas-para-a-ciecircncia-geograacutefica-e-sua-importacircncia-na-escola
  • Código do Recurso: 20790
  • Descrição: Pouco se fala na escola acerca dos subcampos científicos. A normatização do currículo torna o conteúdo a ser estudado homogêneo e excessivamente esquemático. A utopia de um didatismo eficiente coaduna com mentes acríticas e com pouca exploração científica. Na ciência geográfica não é diferente. Desde o fim do século XIX, a Geografia se espraia pelo viés humanista com vigor e vislumbra não apenas o espaço de ação do homem, mas também os produtos dessa ação no espaço e no tempo. Daí surgem os territórios que configuram identidades e pertencimentos sociais. Os grupos, portanto, necessitam do espaço para se reordenar, se reconhecer e exercer sua cultura.
© Canal CECIERJ 2024