Articulando flexibilidade e gestão do tempo de estudos nos cursos online

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  • Título: Articulando flexibilidade e gestão do tempo de estudos nos cursos online
  • Autor(es): Francisco José Figueiredo Coelho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/09/2014
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/35/articulando-flexibilidade-e-gestatildeo-do-tempo-de-estudos-nos-cursos-online
  • Código do Recurso: 20802
  • Descrição: É evidente que as tecnologias vêm revolucionando a sociedade, e estar em constante processo de aprendizagem tornou-se condição obrigatória para a inserção e permanência no mercado profissional. Dessa forma, a necessidade de se qualificar profissionalmente requer diferentes veículos. A educação presencial não é mais a única opção formativa, abrindo espaços não presenciais de aprendizagem. À medida que as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) evoluem, trazem consigo diferentes possibilidades de aprendizagem a distância; uma prova disso é a educação online (EOL).
     
    Para Moran (2003), a EaD é um conceito mais amplo que o de EOL. O autor exemplifica que um curso por correspondência é a distância, mas não se configura como curso online. Moran (2003) define a EOL como um conjunto de ações de ensino-aprendizagem desenvolvidas por meio de meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência. Ele sustenta que a EOL acontece cada vez mais em situações bem amplas e distintas, da Educação Infantil aos níveis mais graduados.  Na perspectiva do autor, a EOL abrange desde cursos totalmente virtuais, sem contato físico – incluindo os cursos semipresenciais – até os cursos presenciais com atividades complementares fora de sala de aula, pela internet (MORAN, 2003).
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