O Parque Mutirama como espaço não formal e potencializador no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica

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  • Título: O Parque Mutirama como espaço não formal e potencializador no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
  • Autor(es): Matheus Moreira da Silva,Elizandra Freitas Moraes Borges,José Pedro Machado Ribeiro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/10/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/38/o-parque-mutirama-como-espaco-nao-formal-e-potencializador-no-processo-de-ensino-aprendizagem-na-educacao-basica
  • Código do Recurso: 21120
  • Descrição: Os debates proporcionados durante a disciplina de Ensino de Ciências e Matemática em Espaços Não Formais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás foram engajadoras para a investigação acerca das potencialidades do espaço não formal no Parque Mutirama, na cidade de Goiânia-GO. Este artigo tem por objetivo refletir as propostas e possibilidades de atividades pedagogicas que possam ser desenvolvidas em um espaço não formal. Propõe, também, compreender as possibilidades que o espaço pode oferecer ao professor de diversas áreas nas construções de conhecimentos curriculares, pois as proposituras de desenvolver atividades nesse espaço são inúmeras e abarcam a interdisciplinaridade entre diversas disciplinas. O material foi resultado de visitar o parque de diversão, tendo como mediador um funcionário que forneceu informações do espaço e suas especificidades. Nesse viés, a investigação propiciou a visualização do Parque Mutirama como espaço rico em possibilidades que pode oportunizar o professor da Educação Básica desenvolver atividades inter e multidisciplinares com os temas transversais presentes em seu meio. Os resultados mostram que nesse espaço evidenciam-se contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagerm dos alunos, permitindo compreender as possibilidades de praticas contextualizadas e problematizadoras, transformando a realidade vivenciada.
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